Alimentos Aliados do Sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para estar de bem com a vida e saudável. Os médicos afirmam que, a maioria dos brasileiros não tem uma noite de qualidade e vamos combinar, dormir mal é péssimo!
Insônia
 
Existem variados fatores para se ter insônia sendo os mais comuns estresse, consumo de álcool e ansiedade.
 
Alguns alimentos são indicados para detonar com a insônia e agem aumentando a produção de neurotransmissores cerebrais e absorvem triptofano, liberando serotonina na corrente sanguínea dando a sensação de bem estar e de serenidade, propiciando uma noite calma e tranquila.
 
Alguns alimentos aliados do sono:
 
Alface – com propriedades sedativas, ninguém ia imaginar que o amigo da dieta, também é amigo do sono!
 
Linhaça – Rica em ômega 5, a linhaça ajuda na regulação dos neurotransmissores.
 
Hortelã – Auxiliando na boa digestão, ideal ser ingerido após a refeição, pois dá a sensação de relaxamento.
 
Maracujá – Super conhecido como calmante natural, o maracujá realmente tem propriedades que atuam no relaxamento do corpo, além de ser uma fonte de B5!
 
Aveia – Fonte de triptofano, ajuda também a manter um sono contínuo. (Vai um mingauzinho de aveia aí?)
Banana – Tem papel importante na produção de serotonina, hormônio que vai lhe deixar relaxado, além de ser fonte de complexo B, B6 e Magnésio.
 
Couve – É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais.
 
Amêndoa – Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.
 
Não se esqueçam que para uma boa noite de sono, não é somente da alimentação que devemos cuidar! Corpo e mente precisam estar tranquilos e relaxados, para o bem de nossa saúde!
 
Evite se alimentar próximo ao horário de ir dormir, os especialistas recomendam que a refeição noturna (jantar), seja feito três horas antes de dormir. Opte por ceias leves e tenha uma ótima noite de sono!
 
E aí, gostaram?
Beijos,
Karine Alves