9 Benefícios da Batata Doce

Vocês conhecem os benefícios da batata doce em nosso organismo?
A batata doce, aliada a uma alimentação regrada, traz enormes benefícios a nossa saúde! É mito dizer que a batata é uma alimentação dos “loucos” por academia, ao contrário, deveria ser usado na rotina alimentar de todo mundo, inclusive das crianças! 🙂

Karine_PostEngajamento

Veja abaixo alguns benefícios desse alimento delicioso:

Decoração de coração Ajuda a ganhar massa muscular:
A batata doce contém fibras e potássio. As fibras são essenciais para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e reconstruir os músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e nas funções nervosas. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.
Decoração de coração Ajuda a perder peso:
“As batatas doces são uma grande fonte de fibras alimentares que ajudam a reduzir o açúcar no sangue, os picos de insulina, a diminuir a gordura da barriga.” Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, eles permanecem no aparelho digestivo por mais tempo – por isso são chamados de carboidratos lentos. Eles ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome, o que ajuda a controlar o peso.

Decoração de coração É um poderoso antioxidante:
A batata doce é uma fonte acessível de poderosos compostos antioxidantes fundamentais para a nossa saúde como o betacaroteno e a vitamina A. Tais compostos são potentes antioxidantes naturais e estão na batata doce em valores mais altos que em qualquer outra raiz. A vitamina A é necessária para manter a integridade das membranas mucosas da pele do corpo humano. Também é um nutriente vital para a visão saudável. Os tons roxo, amarelo e alaranjado das diferentes espécies de batata doce indicam a presença do betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A ao ser absorvido na corrente sanguínea.Estudos já mostraram que o consumo de vegetais naturais e frutas ricas em antioxidantes ajudam a proteger contra câncer de pulmão e da cavidade oral.
Decoração de coração Benéfico para saúde da pele:
Quando as pessoas buscam saber para que serve a batata doce não imaginam os benefícios para a pele. Quando o consumo de batata doce é associado à saúde da pele, pensamos logo em comê-la para adquirir os benefícios da vitamina A, que ajuda a proteger contra os danos do sol, e as vitaminas C e E, por estimularem a produção de colágeno. Mas os seus benefícios e formas de usar a batata doce para a pele não param por aí.
Decoração de coração Regula o nível de açúcar no sangue:
Embora a batata doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, ela é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com Diabetes tipo II. Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata doce lhe dá uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou também que os extratos de batata doce podem aumentar significativamente os níveis de um hormônio regulador do metabolismo da insulina em pessoas com Diabetes tipo II, a adiponectina. Pessoas com metabolismo da insulina mal regulado tendem a ter níveis mais baixos do hormônio em questão do que pessoas não diabéticas.

Decoração de coração Previne contra o câncer:
Pesquisas têm apontado novos benefícios da batata doce que podem ser relacionados á prevenção de alguns tipos de câncer. E. entre homens jovens, dietas ricas em beta caroteno, substância concentrada na batata doce, pode ter um papel de proteção contra o câncer de próstata. De acordo com um estudo conduzido pelo departamento de nutrição e saúde pública da escola de Harvard, nos Estados Unidos, o beta caroteno também se mostrou eficiente contra a formação de câncer de colo do útero em mulheres japonesas.

Outros estudos também têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

Decoração de coração Beneficia na saúde do coração:
As batatas-doces são uma grande fonte de vitaminas B6. Esta vitamina serve, entre outras funções, para reduzir a homocisteína no nosso organismo, um aminoácido que se encontrado em quantidades elevadas no plasma sanguíneo, indica a propensão a doenças degenerativas vasculares como o infarto. O potássio da batata doce também reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos que ajudam a regular os batimentos cardíacos.
Decoração de coração Ajuda a controlar o stress:
Esse é um dos benefícios da batata doce desconhecidos mas interessante. A batata doce é uma boa fonte de magnésio, conhecido como mineral antiestresse. Ele promove o relaxamento, calma e bom humor, assim como a saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.

Como inserir a batata doce em nossa alimentação?

Deixando a batata doce ainda mais saborosa, deixo para vocês duas deliciosas receitas!

Chips de Batata Doce
ChipsdeBatataDoce
Ingredientes:
Batata Doce
Ervas Finas (Da sua preferência)
Azeite
Sal
Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Descasque as batatas, lave-as e corte-as em rodelas, elas não podem ser nem tão finas (para não grudar) e nem tão grossas (se não, elas não ficarão crocantes). Cubra uma assadeira grande com papel alumínio e disponha as batatas sobre ela, tenha o cuidada para não colocá-las uma em cima da outra. Em seguida, tempere com um pouco de sal, pimenta do reino, ervas de sua preferência e despeje uns fios de azeite sobre as batatas, não coloque muito azeite para que elas não fiquem encharcadas. Leve a assadeira ao forno pre aquecido a 180° por cerca de 30 minutinhos, virando-as na metade do tempo.

Brownie de Batata Doce
BrowniedeBatataDoce
Ingredientes:
1 unidade média de batata-doce (cozida e descascada)
1 ovo
2 colheres sopa cheia de cacau em pó
Mel a gosto para adoçar
1 xícara (100ml) de aveia em flocos finos
1 xícara (100ml) de água
1 colher de chá rasa de fermento químico em pó

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea e consistente. Unte uma forma pequena e despeje a massa. Coloque o brownie em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos.

Não deixem de me acompanhar no Instagram @mamaesaudefit !

Beijos,