Emagrecer com Saúde!

O verão chegou e com ele a correria para as academias e a busca de uma dieta que resolva em poucos dias o que deveria ter sido feito a longo prazo, não é mesmo? O ser humano sempre deixa para última hora o que deveria ter feito há alguns meses atrás.

Infelizmente não existe dieta milagrosa! Por isso, na hora que pensar em emagrecer, procure um especialista.

A fórmula mais indicada e segura para o emagrecimento sustentável é a combinação de dieta (reeducação alimentar) com adoção de uma prática de atividade física constante.

Tudo começa através da avaliação do estado nutricional, para determinação do diagnóstico nutricional e das necessidades nutricionais.

O emagrecimento saudável consiste na alimentação a base de uma dieta balanceada, com a ingesta de todos os grupos alimentares, com tempo de intervalo de 3 em 3 horas, mantendo determinados limites, somada à prática de atividades físicas. Esta é a fórmula consagrada que dá saúde para a pessoa que está no processo de emagrecimento.

Diminuir o peso é mais fácil do que manter! E, para manter o peso, é necessário uma reeducação alimentar e uma mudança dos hábitos de vida. O importante é comer, para sempre, uma dieta balanceada e associar a pratica de atividades físicas 3 a 5 vezes por semana.

Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudá-lo a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade.

Todo processo deve ser acompanhado por um especialista que poderá avaliar as necessidades reais do paciente e direcioná-lo para o emagrecimento focado na manutenção da saúde, em primeiro lugar.

Fontes: Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Fuja das Dietas da Moda, 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física, Plano alimentar: o papel do nutricionista e Cuidado com Dietas Milagrosas.