Grávida x Exercícios Físicos

Oi, pessoal! Uma dúvida muito comum entre as mulheres que tem uma vida de atividades físicas ativa, é saber como conduzir seus exercícios na gestação!

Saiba que praticar exercícios no período gestacional são essenciais para o bem estar e a saúde, tanto da Mamãe, quanto do bebê!
Entre as inúmeras qualidades de se praticar exercícios podemos destacar, o controle de ganho de peso, o relaxamento do corpo e da mente,tornando o período gestacional ainda mais mágico do que ele já é!
O exercício também é um aliado no pós parto, ajudando que a Mamãe volte em forma com mais agilidade (mas sem neurose!) e livrando a da depressão pós parto, por exemplo!


Karine 

Abaixo, seguem 5 dicas de exercícios para se praticar na gestação:

👉 Hidroginástica
De acordo com os profissionais, na água a gestante se sente mais confortável,  o que aumenta a segurança para praticar o exercício. A grávida pode fazer um water relax (aula de alongamento dentro da piscina), melhorando os inchaços e a circulação.

👉 Caminhada
A caminhada é a mais utilizada,  mas lembre-se, é necessário autorização do obstetra, por isso converse com seu médico antes de sair passeando por ai! Após a liberação do profissional, a gestante pode caminhar durante uma hora por dia, até 5 vezes por semana, apenas mantendo o ritmo em 140bpm.

 👉 Musculação
A musculação, ao contrário do que muitos pensam, não é contra indicada para as gravidinhas. Bem orientada e acompanhada, oferece melhorias nas dores nas costas, provenientes do peso da barriga. O ideal é conciliar uma boa musculação com exercícios aeróbicos, sempre acompanhada de um profissional qualificado.

👉 Pilates
Apesar de parecer um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. A atividade trabalha o próprio peso do corpo para diferentes agrupamentos musculares. Ele melhora a postura, evita dores lombares, e prepara o corpo para o peso da gravides, mas só é recomendado para quem já praticava antes de engravidar.

👉 Yoga
A Yoga trabalha o corpo e a mente, ajudando a gestante a relaxar. Assim como no pilates, só é recomendado fazer Yoga para quem já praticava antes da gravidez. O motivo? Na Yoga você passa todo o período do exercício com o abdômen contraído, o que pode gerar um estresse desnecessário!

E você, praticou algum exercício durante a gestação?

Beijinhos,
Karine Alves.