Os benefícios da amamentação para a saúde da mãe.

 SMAM

Estamos na Semana Mundial da Amamentação e todo mundo sabe o quanto o bebê se beneficia com a amamentação. Mas vocês sabiam que a amamentação também traz benefícios para a saúde da mamãe?

AMAMENTAR EMAGRECE: sim, amamentar faz com que a mãe volte para o seu peso normal em menos tempo (faz com que ela perca até 800 calorias por dia, só por estar amamentando). O que é ótimo. Ou alguém duvida disso?

AMAMENTAR AUXILIAR A PERDER A BARRIGUINHA: as contrações do útero, desencadeadas pela ocitocina, que é produzida durante a amamentação e faz os seios ejetarem o leite,  fazem com que o ele volte para o seu tamanho original em menos tempo deixando a barriga da mamãe em forma mais rápido.

AMAMENTAR DIMINUI O ESTRESSE PÓS PARTO: aqui entra a ocitocina novamente. Esse hormônio, conhecido como o hormônio do amor, é produzido durante a amamentação e faz com que a mãe se sinta melhor, mais relaxada e calma.

AMAMENTAR PREVINE CÂNCER DE MAMA: vocês sabiam que mulheres que amamentam por, pelo menos, 6 meses ou mais tem menos chance de desenvolver câncer de mama? Sim, isso é mais um dos ótimos benefícios da amamentação. (Fonte: Journal of the National Cancer Institute).

AMAMENTAR PROTEGE CONTRA DOENÇAS CARDIOVASCULARES: segundo um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh mães que amamentam tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Ótima notícia, não?

AMAMENTAR PREVINE CÂNCER NO OVÁRIO: além da mama, o ovário também está mais protegido em mulheres que amamentam.

AMAMENTAR DIMINUI O RISCO DE DIABETES TIPO 2: quanto mais a mãe amamentar, menos risco ela terá de desenvolver diabetes do tipo 2.

Viram só quantos benefícios para a mãe? Amamentar é além de um ato de amor ao seu bebê, um ato de saúde e bem estar!

E vocês, amamentaram?

Beijos,

Karine Alves.