Parto Humanizado

Oi, meus amores! Esse post vem esclarecer as suas dúvidas quanto ao parto humanizado.

Você sabe o que é humanização do parto?

Humanizar o parto significa colocar a mulher no centro e no controle como sujeito de suas ações, participando intimamente e ativamente das decisões sobre seu próprio cuidado. Sendo assim, a equipe atua como facilitadora do processo.

A atenção humanizada tem início ainda no pré-natal e procura assegurar a realização, por parte da equipe de saúde, de procedimentos benéficos para a mulher e o bebê, de modo a evitar intervenções desnecessárias e preservar a privacidade e autonomia da mulher, garantindo ainda que o momento do parto seja uma experiência especial no universo da mulher, de seu parceiro, assim como da família e comunidade.

A Organização Mundial da Saúde propõe a humanização da assistência ao parto com o objetivo de promover o parto e o nascimento saudáveis e a prevenção da mortalidade materna e perinatal, com intervenções criteriosas, evitando-se excessos na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis.

É importante ressaltar que o parto humanizado não é um tipo de parto, mas sim um conceito.

Nesse conceito, a mãe recebe todo o apoio necessário para vivenciar o momento da melhor forma possível. O parto acontece da forma como a mãe achar mais conveniente, não sendo necessariamente na posição ginecológica. Além disso, as preocupações externas não devem fazer parte desse momento.

A analgesia ou outros procedimentos cirúrgicos não são proibidos, mas nenhum dos métodos analgésicos e anestésicos devem ser aplicados sem a real necessidade. Existem formas de aliviar a dor que vão além das intervenções de medicamentos.

Além disso, os familiares são peças fundamentais desse processo. O pai, inclusive, pode estar ao lado de sua mulher, a ajudando e dando conforto para que ela se sinta mais segura. A presença de profissionais especializados e de uma equipe multidisciplinar é importante e não deve ser dispensada.

A gestante terá à disposição médicos, familiares e uma doula,  que serão capazes de dar todo o auxílio de que ela precisa.

parto humanizado devolve ao momento da chegada do bebê todo o encantamento que essa situação envolve. Inserir no cenário do parto o respeito ao nascimento, respeito ao bebê, respeito à mulher, a dignidade ao nascer, o acolhimento e o amor são apenas algumas das vantagens que norteiam o parto humanizado.

Às mulheres, esse parto propicia a devolução da experiência de dar à luz e de vivenciar o momento de forma mais natural.

Além disso, uma das principais vantagens é a interação entre a mãe e o bebê logo nas primeiras horas de vida. A mulher tem uma recuperação mais rápida, o que a ajuda a cuidar do seu filho.

Fontes: Vivenciando a experiência da parturição em um modelo assistencial humanizado – Rev. bras. enferm. vol.64 no.1 Brasília Jan./Feb. 2011; Expectativas, percepções e experiências sobre o parto normal: relato de um grupo de mulheres – Fractal, Rev. Psicol. vol.25 no.3 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2013; O que é o parto humanizado – Site da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.